sábado, 27 de Abril de 2024  06:32
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-06-2012

João Casal sem medo da crise diz que ainda tem projetos para lançar aos 90 anos.


O homem que não se assusta com a crise. O fundador da metalurgia Casal diz que está preparado para enfrentar a crise com vontade de ...

O homem que não se assusta com a crise. O fundador da metalurgia Casal diz que está preparado para enfrentar a crise com vontade de empreendedor. Aos 90 anos, João Casal desafia o imobilismo e os receios da crise. Homenageado na Universidade de Aveiro não teve dúvidas em afirmar que é preciso audácia. Aproveitou para agradecer a homenagem num mundo pouco dado a gestos de gratidão.

"Estou emocionado por saber que estou num mundo onde a gratidão escasseia um pouco e mesmo assim provam que são gratos por aquilo que eu fiz por eles. Qualquer dia vou montar outra indústria. A crise não me assusta, pelo contrário, temos é que pôr mãos à obra e, com a nossa experiência, virar as coisas do avesso. Nunca existiram empresas como a Casal. Era uma coisa única".

O Historiador Manuel Ferreira Rodrigues analisou o percurso de vida e o percurso da metalurgia Casal. Diz que se trata de uma empresa especial que nasceu ainda no tempo do Estado Novo.

"O João Casal lançou uma empresa nova, com organização de trabalho e delegação de competências, porque ele não é mecânico, vem do comércio e encaixou às mil maravilhas, a partir de uma certa altura, no paradigma tão valorizado pelo Estado, que era o de reduzir as importações e aumentar as exportações, isto é, o próprio governo promete-lhe proteção inicial para o negócio, para que este não possa ser abafado de imediato. Isto não aconteceu no projeto automóvel, porque eu li as atas da Casal e ela diz uma coisa muito interessante, em 1969, que é: Meus caros, estamos a fazer motores e motorizadas para os operários e para as pessoas se deslocarem na cidade. Dentro de uma década as motorizadas desapareceram e passou a ser usado é o automóvel. Lentamente deixou-se de usar a motorizada e passou-se a usar o automóvel".

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro, em parceria com a Universidade de Aveiro e a Incubadora de Empresas, promove o evento “A sorte dá muito trabalho” de homenagem a 90 anos de empreendedorismo de João Casal como tributo ao empresário aveirense que fabricou a motorizada “Casal – Boss”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®